Ruído branco/white noise para estudar: funciona?

Vim dividir a minha experiência usando o barulho branco (white noise) durante meus estudos, mais especificamente para o concurso do IBGE. Acompanhe:

Imagem: Freepik.

Estava precisando de concentração e silêncio para estudar, mas os vizinhos não colaboravam ouvindo música muito alto. Não importa se é sertanejo ou funk, qualquer som exagerado invade o espaço do outro.

Como não queria pedir para abaixar, pois nem todo mundo leva esse pedido na boa (estamos no Brasil e um simples problema com vizinho pode culminar numa tragédia), resolvi pesquisar e cheguei ao barulho branco.

Mas o que seria isso? O ruído branco abafa os sons ambientes, assim você só ouve ele ou no máximo ouve um pouco do que está ao redor.




Pesquisando sobre o white noise, descobri que existem diversos tipos: som de ventilador, som de água corrente, som de chuva com trovão, som de chuva com ventania, som de fontes de água, entre outros.

O que eu usei foi um som de chuva, não muito “torrencial”, pois acho que o som do trovão assusta, é melhor só a chuva sem esperar nenhuma surpresa. O que eu usei foi o do link abaixo:


Esse vídeo tem 10 horas, então não precisa interromper o estudo para colocar o vídeo novamente. Achei mais efetivo no fone de ouvido, abafa bem o que está ao redor.

O interessante é que além de abafar, o barulho branco ainda relaxa e ajuda na concentração. Como há muitas opções, cada um pode escolher a que se identifica mais.

No meu caso, não gosto de estudar com música, pois as palavras acabam me desconcentrando e o white noise tem só melodia. O vídeo com ruído do ventilador não funciona para mim, pois me dá sono.

A função do barulho branco lembra um pouco do ASMR, que é um som com função de relaxar, mas no caso do ASMR vejo pessoas sussurrando sobre qualquer assunto, é bom para dormir, já testei, inclusive.


Quando usar o barulho branco para estudar?
- quando sua família faz muito barulho;

- quando seus vizinhos estiverem ouvindo música alta;

- quando houver uma obra na sua casa ou perto dela;

- quando houver muito movimento de carros e motos próximo a sua casa;

- quando estiver acontecendo uma festa próximo a sua casa;

- quando estiverem assistindo televisão ou música em alto volume próximo ao seu quarto;

- quando houver cachorros latindo muito.

Como usar o barulho branco para estudar?
Coloque os fones de ouvido e escolha a melodia que se identificar mais. Usei para resolver questões e ler matéria, mas acho que não dá para ver e ouvir um vídeo, pois o som de um vai atrapalhar o do outro. 

Veja também: 


Postar um comentário

2 Comentários

  1. Muito interessante.não sabia desta denominação. Tem um aparelho que impede a pessoa de roncar por ondas sonoras que anulam o ronco. Seria a mesma coisa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que seja diferente, pois o ronco é um processo do organismo humano, já o barulho a que me refiro no texto é o som ambiente e o ruído branco serve para "abafar" esse som. :)

      Excluir