3 Dicas para Evitar que as Redes Sociais Atrapalhem seus Estudos

Redes sociais na vida do estudante: você está estudando para o ENEM e quando se dá conta já está vendo vídeos no Youtube? Não consegue resistir e vai olhar as atualizações no Facebook? Isso acontece com todo mundo, mas é preciso dosar o divertimento. Acompanhe a seguir 3 dicas para melhorar seu desempenho nos estudos.

 

1) Não deixe as redes sociais abertas enquanto estiver estudando

Algo que acontece com frequência: você está estudando no computador, mas mantém outras abas com redes sociais abertas.

Acabou de ler um parágrafo e vai dar uma olhadinha na sua linha do tempo no Facebook. Depois, vai ver a música nova do seu cantor predileto ou o vídeo novo de algum canal que você acompanha. São só alguns minutos, não vai atrapalhar, não é mesmo?

Quando percebe, já se passaram 40 minutos e volta para o que estava estudando, mas já não lembra o que havia lido. É preciso ler o mesmo parágrafo novamente. Depois de fazer isso, bate aquela vontade de olhar o que seus amigos postaram. Alguém se identifica?

Separe um momento do seu dia para visualizar as atualizações e responder o que for preciso. Hora do estudo deve ser desprovida de interrupções.

Veja o exemplo que demos: quarenta minutos para ler um parágrafo, que foi esquecido e precisou ser lido novamente. Foi um tempo desperdiçado, pois não houve aprendizado. Houve a ilusão de estar estudando.

2) Silencie as redes sociais

Mesmo sem estar conectado, você deixou os alertas de notificação ativados. Isso é uma distração que vai interromper sua concentração nos estudos.

Um amigo fica online no Skype, sobe a janelinha. Alguém manda uma mensagem no WhatsApp, começa o assobio. E assim por diante. O som vai alertá-lo de que alguém chegou, postou, curtiu.

Esse alerta sonoro vai quebrar o momento em que você estava envolvido com o conteúdo. Além disso, vai despertar sua curiosidade: o que será que postaram? Será algum vídeo engraçado? Alguém puxou conversa comigo?

Deixe todas as redes sociais mudas. De preferência, opte por desativar o som do alto-falante do computador quando estiver estudando. Você pode também usar um navegador para acessar as redes sociais e outro para estudar. Desligue o celular ou coloque no modo silencioso.

3) Horário de estudo é horário de estudo

Crie uma rotina. Você precisa dedicar um determinado horário para o estudo, de acordo com suas obrigações cotidianas. Se assiste aula pela manhã, separe um horário à tarde e vice-versa. Pode ser um pouco difícil criar essa rotina, mas vai valer a pena.

Pesquisa feita pela University College de Londres, na Inglaterra, demonstrou que são necessários 66 dias para formar um hábito que irá ser levado por um longo prazo (fonte aqui).

Por que temos tanta resistência em quebrar e formar hábitos? Porque a mudança requer que deixemos nossa zona de conforto e, se estamos bem, mudar para quê?
            
Toda melhoria vai exigir algum sacrifício e isso inclui diminuir o tempo dedicado às redes sociais. Mas não será uma tortura, apenas uma diminuição em virtude de um propósito maior: a aprovação no vestibular e a consequente realização de um sonho.


Postar um comentário

0 Comentários