O que significa a expressão antes do presente (AP)?

14:34:00 Professora Manuka 0 Comentários

A sigla AP (antes do presente) ou BP (before present, antes do presente, em inglês) é uma medida de tempo associada a certas datações em campos científicos como a arqueologia e a geologia, a fim de situar um acontecimento do passado. Acompanhe:

Imagem: Freepik.

A referida forma de datar foi estabelecida em 1954, quando se escolheu ao acaso o dia 1º de janeiro de 1950 como ponto de partida para essa escala de tempo em que se calcula a idade radiocarbônica. Esse ano foi a referência para estabelecer as curvas de calibração nas datações com radiocarbono. Foi tomado como referência o valor do carbono 14 de várias amostras de ácido oxálico dihidratado de 1950.

Esse ano também marcou a publicação das primeiras datas estabelecidas com radiocarbono em dezembro de 1949. O ano de 1950 foi uma escolha recomendável, uma vez que na segunda metade do século XX os testes nucleares causaram desajustes nas curvas de concentração relativa dos isótopos radioativos que havia na atmosfera.

Como em 1950 as amostras possuíam 5% de radiação acima do normal, o valor final para o carbono 14 foi estabelecido em 0,95.

A partir disso, a escala que se estabeleceu nos mostra quantos anos se passaram  desde a morte de um espécime até o ano de 1950 no calendário gregoriano (que é o que usamos). Por exemplo:

1200 AP seria 1950 – 1200 = ano 750.

Para converter um ano datado em AP, basta subtraí-lo do ano de 1950, assim obterá o seu correspondente na datação que usamos, como no exemplo acima.

Fonte: Blogodisea.
Tradução a adaptação: Professora Manuka

0 comentários: