O que significa a expressão antes do presente (AP)?

A sigla AP (antes do presente) ou BP (before present, antes do presente, em inglês) é uma medida de tempo associada a certas datações em campos científicos como a arqueologia e a geologia, a fim de situar um acontecimento do passado. Acompanhe:

Imagem: Freepik.

A referida forma de datar foi estabelecida em 1954, quando se escolheu ao acaso o dia 1º de janeiro de 1950 como ponto de partida para essa escala de tempo em que se calcula a idade radiocarbônica. Esse ano foi a referência para estabelecer as curvas de calibração nas datações com radiocarbono. Foi tomado como referência o valor do carbono 14 de várias amostras de ácido oxálico dihidratado de 1950.

Esse ano também marcou a publicação das primeiras datas estabelecidas com radiocarbono em dezembro de 1949. O ano de 1950 foi uma escolha recomendável, uma vez que na segunda metade do século XX os testes nucleares causaram desajustes nas curvas de concentração relativa dos isótopos radioativos que havia na atmosfera.

Como em 1950 as amostras possuíam 5% de radiação acima do normal, o valor final para o carbono 14 foi estabelecido em 0,95.

A partir disso, a escala que se estabeleceu nos mostra quantos anos se passaram  desde a morte de um espécime até o ano de 1950 no calendário gregoriano (que é o que usamos). Por exemplo:

1200 AP seria 1950 – 1200 = ano 750.

Para converter um ano datado em AP, basta subtraí-lo do ano de 1950, assim obterá o seu correspondente na datação que usamos, como no exemplo acima.

Fonte: Blogodisea.
Tradução a adaptação: Professora Manuka

Postar um comentário

19 Comentários

  1. E se o número ser maior que 1950?
    Por exemplo: 6000 AP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa pergunta, Felipe. Aí chegaremos nos anos Antes de Cristo (a.C.). Vou resolver seu exemplo:
      6000 AP
      1950 - 6000 = -4050
      Esse negativo quer dizer Antes de Cristo, já que teremos ultrapassado o ano 1, que foi o marco inicial de nossa era moderna. Ou seja, -4050 = 4050 a.C.

      Excluir
  2. Escrevendo sobre História é mais apropriado usar AP ou AC ? Os Tupinambás chegaram à Baia de Todos os Santos em 3000 AP segundo os arqueologistas. Devo fazer 1950-3000= -1050. Devo dizer então 1.050 AC ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que o a.C. seja o termo mais conhecido pelas pessoas, não só em História, mas no geral mesmo. A sua conversão está correta, é 1050 a.C. Creio que a escolha da notação de tempo vai de acordo com o público, se for para alunos do fundamental, por exemplo, eu usaria o a.C. Já para um trabalho da área de História/Arqueologia em que as pessoas já saibam o que é AP, aí não teria problema usar. Espero ter ajudado. :)

      Excluir
  3. Excelente explicação sobre AP prof. Manuka.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo elogio! Sempre busco trazer os conteúdos da melhor forma possível. :)

      Excluir
  4. Muito interessante. Cheguei aqui enquanto lia uma matéria da revista Aventuras na História (Ocupação Ancestral do Nosso País). Vi o A.P. e corri pro "Santo Google". Haha!
    Um abraço, professora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Douglas. Fico feliz em sanar suas dúvidas, volte sempre que precisar!

      Excluir
  5. Engraçado é que eu faço curso de arqueologia e só vim entender isso lendo aqui, muito obrigada

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pela sua atenção, Professora. Somente hoje li sua resposta. É a primeira vez que de um site me respondem. A sua opinião vai ser considerada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo elogio, gosto de responder todos os comentários, pois eles demonstram que as pessoas gostaram do que escrevi. :)

      Excluir
  7. Podiam ter escolhido um número mais redondo para essa data, como por exemplo o ano 2000. Eu penso que hoje em dia é mais relutante fazer essa mudança porque traria incongruência de 50 anos para artigos e afins que usaram essa medida de tempo como referência, até mesmo para publicações digitais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lemuel. Talvez fique meio complicado ficar contando esses 50 anos, mas quem sabe se no futuro não inventam outra forma de datar acontecimentos? :)

      Excluir
  8. Então se eu tenho um fragmento de 1600 ap, por exemplo: faço 1950 - 1600ap = -350, considero 350 ac ou 350 dp? Fiquei em uma duvida cruel rsrs.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, os resultados negativos são antes de Cristo - a.C.
      Então é 350 a.C.

      Excluir