Aniversário de 5 anos do Blog Professora Manuka

 

Imagem: Freepik.

Chegamos à marca de 5 anos do blog e fico realmente impressionada em como o tempo passa rápido. Parece que foi ontem que comecei a escrever sem pretensão nenhuma e estamos aqui em 2021. Acompanhe:

1. O que aconteceu no ano que se passou?

Passei em uma seletiva para professor efetivo da Educação Infantil no início de 2020 no meu município e comecei a exercer quando, pouco mais de um mês depois, veio o decreto de isolamento social e o consequente fechamento das escolas.

Passamos então a dar aulas de forma remota e tivemos que aprender a usar recursos que não estávamos acostumados e tivemos que nos virar nos 30 para oferecer nosso melhor para os alunos, gravar vídeos, dar assistência aos pais e nos proteger nessa pandemia do Covid-19.

Falei sobre isso mais detalhadamente no post abaixo:

Os desafios dos professores durante a pandemia

O ano letivo de 2021 começou praticamente da mesma forma e estamos então esperando pela vacinação, para que possamos voltar à nossa antiga rotina.

2. Como estão os estudos na quarentena?

Continuo estudando para concursos durante essa quarentena. Tenho focado em qualidade, não em quantidade.

Tenho repensado muita coisa em minha vida e tenho priorizado minha saúde física e mental, pois sem saúde não podemos trabalhar nem estudar.

Tenho lido bastante durante o isolamento, gosto do gênero de fantasia e acho uma boa forma de distrair a cabeça do nosso cotidiano, que já tem sido bem pesado durante esse último ano.

Eu estabeleci para mim que a constância e o aprendizado são melhores do que mostrar que estudou muitas horas por dia. Tenho focado em ficar bem e em fazer coisas que gosto.

O cenário de concursos é muito incerto, mas tendo saúde e nossa família por perto, o resto corremos atrás.

3. Números do Blog Professora Manuka

Continuamos crescendo por aqui. Gosto de acompanhar o crescimento e comparar com postagens anteriores. Durante a semana, as postagens estão entre 5 e 6 mil visualizações diárias. No final de semana cai um pouco, mas creio que seja algo normal.

Estamos com mais de 3.433.000 acessos nesses 5 anos. Não tenho nem palavras para descrever como é bom poder ver esse crescimento e saber como eu posso ajudar outras pessoas no dia a dia delas.

Imagem: Freepik.

Vamos para o ranking que fazemos todo ano com as postagens mais visitadas do blog:

1º lugar: Exercício sobre Modos Verbais, com 437.300 visualizações.

2º lugar: Gírias do Hip hop/Rap e seus significados, com 161.780 visualizações.

3º lugar: Modos Verbais, com 142.780 visualizações.


4. Como vai ficar o futuro do blog Professora Manuka?

Pretendo continuar com esse projeto que gosto tanto de fazer. Pretendo continuar trazendo exercícios resolvidos e resenhas para vocês. Sério, gente, se eu puder deixar um conselho para vocês é este: Leiam!

A leitura transforma sua vida. Ela te tira do cotidiano, dá asas à imaginação, ajuda a aprender palavras novas e ajuda a escrever melhor.

“Um leitor vive mil vidas antes de morrer, o homem que nunca lê vive apenas uma.” George R.R. Martin

Vamos continuar juntos. Peço que se cuidem, vamos fazer nossa parte, para que possamos voltar à nossa rotina, podendo encontrar amigos e familiares e parar de usar máscara.

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Manuka!
    Muito raramente comento nas publicações que leio, mas é a segunda vez - em um bom espaço de tempo - que me vejo na sua postagem sobre suas experiências com sites de freelas, e também pela segunda vez, ela me ajudou muito. Por isso, achei que eu deveria te agradecer. Muito obrigada pelo seu depoimento, você escreve de forma muito clara e soa tudo muito honesto. É como encontrar um oásis, diante de um Google que só nos traz informações publicitárias.
    Acabei vendo esta postagem sobre o que você tem feito ultimamente, e como alguém grata pelo compartilhamento das suas experiências, gostaria de também compartilhar uma minha. Sobre os concursos, quando você diz "tenho focado em qualidade, não em quantidade": mantenha esse raciocínio!
    Nunca fui da onda "concurseira", é até um termo que me enoja, pois vejo pessoas ingressando em funções só e somente só pelo dinheiro, sem qualquer qualificação (já que essas provas, via de regra, não comprovam muita coisa) ou interesse pelo serviço público, pelo que sua função vai representar na sociedade. Porém, em 2014, estava no abismo profissional do período recém-graduada e vi um concurso com uma vaga exatamente na minha área, na instituição dos meus sonhos, dentro do nosso extinto MinC. Certa de que não seria aprovada, estudei capengamente durante o pouco mais de um mês que me restava até a prova. Deu certo, passei. Levou um ano até eu ser convocada. Nesse período, era puro êxtase, estava esperando pelo trabalho dos sonhos, com um salário que nunca imaginei receber, ainda mais com tão pouca idade.
    Nada foi como previ. Lá dentro, sofri assédio sexual, assédio moral, ameaças e constante desvio de função (e veja bem, estamos falando do setor da cultura, cujas pessoas se pretendem tão humanas, democráticas, inclusivas... fico imaginando como é em outros setores). Aguentei a barra por três anos, até que pedi para sair. Mesmo tendo, por um tempo, ocupado cargo de chefia, ao olhar para trás, hoje, vejo três anos em que estive estagnada profissionalmente, e com o emocional definhando. Desenvolvi uma depressão que parece nunca mais querer deixar de ser minha melhor amiga, e parece que é o meu maior saldo - além do aprendizado (não sobre o setor cultural, mas sobre a vida), é claro.
    Toda esta epopeia é só para aconselhar que você continue "priorizando sua saúde física e mental". Todo esse sucateamento social pelo qual passamos nos faz acreditar que devemos agarrar os trabalhos com unhas e dentes, submetermo-nos a tudo, enquanto nosso bem-estar, que deveria ser o objetivo, se dilui. Vejo que, como eu fiz, as pessoas encaram as provas dos concursos como sendo o grande desafio, a porta para a resolução integral da vida, quando, na verdade, elas apenas abrem as passagens para os verdadeiros desafios (meio que um repeteco do vestibular, rs).
    Tenho vários amigos (todos, não por acaso, também de humanas) entrando na onda concurseira, e ficaria muito feliz se eles me tomassem como exemplo de alerta para cuidarem, antes dessa empreitada, de si mesmos, assim como ficarei muito feliz se este comentário levar qualquer pessoa mais para esta direção. Felizmente, nem toda experiência será como a minha, mas aconselho que, se seguirem esse caminho, que cheguem com escudos para assédios, interesses políticos e, acima de tudo, sede de poder, e durante toda essa estrada, nunca se anulem. O trabalho nos cansa, e, de repente, entre outras coisas, paramos até de estudar... quando vemos, ao atualizar nosso currículo, nossa experiência da última década foi "servidor público", que nem mesmo é um cargo.
    Um beijo, e força para lidar com estes tempos tão sombrios!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Moira. Fico feliz em ajudar em sua jornada freelancer. Informação verídica era minha intenção, nada de propagandas. Sinto muito pela sua experiência no serviço público, gente ruim tem em todo lugar. Vejo o concurso público como um trabalho melhor do que outros que realizei, mas sei que ele não vai resolver todos os meus problemas. Saúde sempre em primeiro lugar, espero que conquiste seus objetivos e que sua jornada seja mais leve. Abraço. :)

      Excluir