Resenha: É Proibido Ser Diferente – Fernando Vaz


O livro traz a história de amor entre Carolina e Flávio, que ocorre em meio à luta por liberdade de pensamento situada na época da Ditadura Militar. Acompanhe:

Fonte: imagens públicas do Google.

Édson (também conhecido como Dom), pai de Caroline e Jaques (narrador da história) era um comunista convicto e idealista, que passava horas em seu escritório lendo e tinha em sua filha uma amiga para conversar e dividir seus ideais.

Selma, esposa de Édson, era seu oposto: uma mulher realista e prática. Professora dedicada e ainda cuidava dos afazeres da casa. A família morava num sítio na cidade de Leme, do qual tiravam uma parte de sua renda.  

Jaques e Caroline iam à escola diariamente na companhia de Flávio. Os dois meninos tinham a mesma idade – 14 anos – eram grandes amigos e estudavam juntos. Já Caroline tinha 17 anos.

Essa vida pacífica durou até 31 de março de 1964, quando os militarem destituíram o presidente João Goulart e tomaram o poder. Durante a noite, Édson teve que fugir devido à perseguição aos comunistas durante esse período.

Durante meses ele teve que ficar escondido da repressão. Toda cidade sabia que ele era comunista e era perigoso para si mesmo e para sua família permanecer ali em Leme.


Nesse meio tempo, Flávio pediu à Caroline que o ensinasse a dançar para o baile de formatura. Com o passar dos dias, eles foram convivendo e se tornando mais amigos.

Chegou o dia do baile e todos estavam empolgados com a formatura e o evento em si. A certa altura, Flávio beijou Caroline, fato que foi observado por Jaques através de uma janela.

Em uma manhã nevoenta e fria de julho, Dom retornou ao lar. Ficou sabendo do ocorrido no baile e desaprovou a relação de sua filha com um rapaz três anos mais novo.

Após uma discussão calorosa entre os dois, Selma interveio e disse ao marido para deixar que a filha se desiludisse sozinha e que seria somente um amor de adolescente.

A relação continuou até que Caroline teve que deixar Leme para estudar Ciências Sociais em São Paulo, em 1968. Flávio se negou a mudar para lá, preferindo ficar em Leme. A moça ficou furiosa, pois considerou covardia da parte dele não ir e terminou a relação.

Quem foi morar com Caroline em São Paulo foi seu irmão, que fazia cursinho enquanto ela se envolvia com seu curso e com um movimento estudantil.

No carnaval de 1969, os irmãos reencontraram Flávio num bar, mas agora ele estava namorando com Eva. Rasparam a cabeça do rapaz comemorando o fato de ter sido aprovado em Direito na USP.

Agora morando em São Paulo, Flávio foi ao encontro de Caroline. Ela lhe expôs sua luta e sua relação com movimentos contra a Ditadura. Ele pediu que ela desistisse e se entregasse a polícia, sendo respondido que seria um passaporte para o inferno.

A partir de então, Caroline não tinha mais paradeiro certo. Tanto Flávio quanto Jaques foram presos e interrogados se tinham relação com ela ou sabiam onde estava, mas foram soltos em poucos dias.

Depois de algum tempo, Caroline procurou seu irmão para se despedir, dizendo que iria fugir do Brasil. Entretanto, a polícia foi mais rápida e prendeu ela e outros resistentes.

Após esse fato, houve uma negociação pela liberdade de um embaixador preso em troca da libertação de presos, entre os quais estava Caroline. Dessa vez, ela deixou o país e foi viver em Estocolmo, na Suécia.

A jovem voltou ao Brasil por não se adaptar e sentir falta da família e de sua pátria. O plano dela agora era comprar uma fazenda no interior de Goiás e viver com um companheiro e um grupo de amigos.

Algum tempo depois, o irmão do companheiro de Caroline procurou Jaques para informar que uma força-tarefa da repressão foi a fazenda e matou todos que lá estavam, escondendo os corpos numa vala comum.

Conseguiram identificar o corpo de Caroline após comparar a arcada dentária com a ficha de um dentista ao qual Flávio a havia levado.

Após essa descoberta, começou a batalha para provar o acontecido e trazer os corpos de volta às suas famílias. Depois de muita luta, conseguiram provar a barbaridade ocorrida.

Édson não suportou a notícia de que sua filha havia sido morta e, já estando debilitado por causa de um infarto, acabou não resistindo. Houve, então, dois velórios: um para a filha e outro para seu pai. 

Veja também:  





Postar um comentário

29 Comentários

  1. Quem é o antagonista e o protagonista da historia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolina e Flávio são os protagonistas, pois eles têm maior importância na trama, inclusive Carolina aparece mais. Agora antagonista não vi uma pessoa que era contra eles, vi mais um grupo de pessoas que eram contra os comunistas, mas não citam nomes, pelo que me lembro.

      Excluir
  2. Obrigada, né ajudou bastante na hora de estudar ( e sempre bom, por mim, ver resumos depois de ler o livro)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em ajudar, eu também gosto de ler resumos para estudar, fazia isso antes das provas "do paradidático" da escola. :)

      Excluir
  3. Por que Caroline se tornou uma menina sozinha.??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque ela tinha ideias diferentes dos demais, por simpatizar com a causa comunista. Após o desaparecimento do pai dela e com a repressão ao comunismo, não era seguro dividir suas ideias com outras pessoas, pois elas poderiam denunciá-la.

      Excluir
  4. Qual foi o principal acontecimento sobre o que gira a história

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A meu ver foi o golpe de 64, que gerou perseguição aos comunistas, sendo que muitos deles resistiram e se rebelaram.

      Excluir
  5. obrigada me ajudou muito mesmo <3

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. obrigado ajudou muito


    ResponderExcluir
  8. Cite três situações do texto que remetem a esse titulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem muitas possibilidades: quando a sociedade quer que todos sejamos iguais, quando uma família quer que o filho siga a "profissão" da família, mas ele não quer ou quando um jovem quer seguir uma carreira não tão segura, como dançarino ou ator, e todo mundo diz para ele fazer o que os outros fazem e dá dinheiro (como medicina ou engenharia). Entre outras.

      Excluir
  9. Caroline e Flávio fizeram um acodor no final do ano. Explique qual foi esse acordo e, de forma breve, o que aconteceu depois.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que me lembro, na última vez que Flávio encontrou Caroline, ela tentou convencê-lo a lutar com ela, mas ele não quis. Ela não poderia se entregar, pois seria morta. Então ela vivia fugindo e ele escondeu que a conhecia, mesmo quando foi capturado e questionado. É como se fosse um acordo implícito de protegê-la como pudesse.

      Excluir
  10. Qual é a situação inicial, conflito,clímax e desfecho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Situação inicial: início da ditadura militar, conflitos entre Caroline e seu pai e o relacionamento de Caroline e Flávio.
      Conflito: desentendimentos entre Caroline e os demais personagens devido aos ideais da jovem (sua luta política).
      Clímax: Caroline vive fugindo da polícia. Foi capturada, mas sua liberdade foi negociada.
      Desfecho: Caroline foi encontrada no sítio que morava com outras pessoas, assassinada e enterrada em uma vala comum por defender seus ideais. Houve muito esforço para provar o ocorrido, identificar os corpos e devolvê-los às famílias.

      Excluir
  11. No primeiro capítulo do livro ocorre uma explicação. Qual é essa explicação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, creio que essa explicação se refere ao contexto da época em que se passa a história, detalhando sobre a perseguição aos simpatizantes do comunismo.

      Excluir
  12. Respostas
    1. O pai de Jaques era simpatizante do comunismo, motivo pelo qual ele foi perseguido pelos militares.

      Excluir
  13. De que forma ou formas o autor Fernando Vaz demonstra suas intenções ao criar o enredo de sua obra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele vai mostrando todas as dificuldades passadas pelos personagens, como briga com namorado, briga entre pai e filha e perseguições para fazer o leitor refletir sobre o quão esse período da ditadura foi difícil e violento.

      Excluir
  14. Como poderia descrever os jovens daquela
    época?


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não diferem muito dos jovens de hoje: eles estudavam, conversavam, lutavam pelo que acreditavam ser o certo, se apaixonavam, tinham divergências com seus pais, iam a festas e buscavam seu lugar no mundo.

      Excluir