Por que os países possuem bandeiras?

Por que existem tantas bandeiras diferentes no mundo? Quais são os símbolos mais comuns nas bandeiras? O que as cores presentes nelas significam? Descubra:

Imagem: Freepik.

Primeiro, vejamos por qual razão as pessoas começaram a usar bandeiras.

Nos séculos passados, certos grupos humanos decoraram lanças e varas mostrando seus símbolos culturais. Posteriormente, alguns grupos usaram como ornamentação faixas vermelhas de couro ou seda nas lanças, para distinguir seus aliados dos inimigos.

Os primeiros exploradores sempre fincaram cruzes ou esculturas no chão quando chegavam a uma terra desconhecida. Depois, eles usaram bandeiras para proclamar sua presença no local e também para mostrar soberania.

Por que os países têm bandeiras?
As bandeiras demonstram que pertencemos a uma comunidade, organização ou nação e que dividimos crenças, objetivos, regras e estatutos.

Bandeiras são símbolos nacionais. Cada país possui uma como símbolo. As primeiras bandeiras foram hasteadas no século XVIII para dizer aos outros que um pedaço de terra nos pertencia (proclamando posse) e que exercíamos o poder sobre o povo e a terra (proclamando soberania).

Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar na lua em 1969, fixou uma bandeira dos Estados Unidos no solo lunar após dar os primeiros passos.

Edmund Hillary e o guia sherpa Tenzing Norgay, o primeiro homem a escalar e alcançar o topo da montanha mais alta do mundo, o Monte Evereste, fincaram a bandeira do Reino Unido quando chegaram ao cume do monte em maio de 1953.

Na verdade, Hillary era da Nova Zelândia e Norgay do Nepal. Entretanto, como eles estavam em uma expedição organizada e financiada pelo Reino Unido, decidiram hastear a bandeira desse país.

Símbolos nas Bandeiras ao Redor do Mundo
Quais símbolos são mais usados nas bandeiras? Todas as culturas usam certos símbolos que possuem um significado relevante para elas.

Alguns desses símbolos são universais, tendo o mesmo significado ao redor do mundo.
Acompanhe agora o significado de alguns símbolos:

Sol
O círculo do sol simboliza unidade e energia.

O Japão é conhecido por ser “a terra do sol nascente” e usa o sol (simplificado como um círculo) em sua bandeira nacional. A Argentina é outro país que usa esse símbolo.

Lua
A lua geralmente mostrada na fase crescente para se diferenciar do símbolo do sol. Combinada com uma estrela, a lua representa a divindade e especialmente o Islã.

A Tunísia possui três símbolos poderosos em sua bandeira nacional: a lua crescente vermelha e uma estrela vermelha, ambos em um círculo branco representando o sol, os quais você pode ver na figura à direita.

Estrelas
Constelações geralmente representam energia, especialmente quando retratadas no céu noturno ou em uma constelação.

A bandeira dos Estados Unidos é chamada de “estrelas e listras”. Outros países que usam estrelas como símbolos: Austrália, Nova Zelândia e Brasil.

No caso do Brasil, há 27 estrelas brancas, simbolizando 26 Estados e 1 Distrito Federal.

Cruz  
Em tempos antigos, a cruz simbolizava apenas os diferentes pontos cardeais. No século IV, entretanto, a cruz foi adotada como símbolo de fé.

Países usando esse símbolo: Inglaterra, Suécia, Noruega e Suíça.

Triângulo
Os três pontos do triângulo representam a Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo) do Cristianismo. O triângulo simboliza ainda a força e o poder.

Países usando esse símbolo: Bahamas, Eritreia, Sudão, Samoa Americana, entre outros.

Quadrado
Os quatro lados iguais do quadrado simbolizam o equilíbrio e os opostos iguais.

A bandeira suíça é a única quadrada no mundo. Você sabia a organização humanitária internacional “Cruz Vermelha” possui uma bandeira invertida? Ela possui uma cruz vermelha sobre um fundo branco.

Bandeiras Mundiais: Símbolos, Formatos e Cores
As bandeiras mundiais mostram diferentes conjuntos de cores e símbolos, como o sol ou a lua, alguns símbolos culturais como o pássaro nacional ou uma flor, às vezes possuindo até algo escrito nelas, como a bandeira verde da Arábia Saudita.

É possível distinguir a bandeira de alguns países através de cores e símbolos, alguns usam até formas diferentes das usuais.

Você sabia que a bandeira do Nepal é a única no mundo que não possui formato retangular nem quadrado?

Existem ainda muitos outros símbolos usados em bandeiras. O Canadá usa uma folha de bordo, que demonstra que o país se preocupa com a natureza e o desenvolvimento. A árvore de bordo é a árvore nacional do Canadá.

Cores usadas nas bandeiras  
Como foi possível notar, vermelho e branco são as cores predominantes nas bandeiras mundiais.

A maioria dos países usam cores primárias, que são vermelho, azul e amarelo. Outros também usam cores secundárias. O dourado também é usado como uma cor associada ao sol e também é considerada a cor dos reis.



Postar um comentário

4 Comentários