Resumo: Anjos no Aquário de Júlio Emílio Braz


O livro Anjos no Aquário, de Júlio Emílio Braz, conta a história de Ana Cristina, apelidada de Tina, e suas aflições com relação à descoberta de sua gravidez e o abandono do namorado. Acompanhe:

Imagem: Freepik.

Tina tem dezesseis anos e descobre que está grávida de seu namorado Mauro. O pai da jovem é contra o namoro pelo fato do rapaz ser negro, inclusive chama-o de apelidos racistas.

O autor já tratou da temática do racismo em outro livro com resenha aqui no blog. Para ver, basta clicar no link abaixo:


Além da notícia da gravidez, Tina descobre que o namorado vai se mudar e o relacionamento não será mais possível. Ela se vê só e apavorada, pois não sabe como irá dar conta de criar esse filho.

Mesmo mandando muitas cartas para Mauro, ela não obtém resposta. Perde noites de sono por causa da ansiedade e da incerteza, pois sabe que não poderá esconder a barriga por muito tempo.

Na escola, os colegas dela já começam a desconfiar. Ela ouve cochichos e risinhos, mas tenta não ligar. Fica sabendo de meninas que já fizeram aborto, mas essa é uma opção que ela nem pensa.

Já em casa, a relação de seus pais está muito ruim, com brigas e até agressões. Por estarem tão envolvidos nessa crise, eles não sabem o que se passa com a filha. A mãe desconfia de algo, faz perguntas, mas a filha sempre se esquiva e diz que não é nada.

Mauro finalmente responde Tina e diz que o que eles tinham era apenas um amor de adolescentes rebeldes e que espera que essa conversa de gravidez seja apenas invenção. Ela percebe que não há chance deles voltarem a ficar juntos.

Vic, uma amiga de Tina, fala que levar essa gravidez adiante é um erro e que ela precisa optar pelo aborto. Desesperada, ela aceita ir com a amiga para uma clínica clandestina.

Imagem: Freepik.

Chegando lá, sente-se muito mal, pois ainda tem dúvidas sobre fazer ou não. De repente, o bebê chuta dentro da barriga e ela percebe que ele está vivo e que não quer fazer o aborto, por isso sai de lá correndo.

Em casa, ela decide que é hora de contar a verdade para seus pais. O pai não recebe bem a notícia, todos ficam com os ânimos bem exaltados e cada um vai vara um canto para esfriar a cabeça.


No dia seguinte, seu pai confessa que eles estavam fazendo mal uns aos outros e que talvez seja melhor recomeçar e tentar conviver melhor em família.

Dali um tempo, nasce Vinícius e o avô coruja levou uma camisa do palmeiras para seu neto. Tina continuou indo à escola e trabalhando à tarde.

Mesmo com as dificuldades e sabendo que não terá uma adolescência igual a dos amigos, Tina está feliz com a chegada do seu filho e não se arrepende da decisão que tomou.

Postar um comentário

0 Comentários