Resenha: Minha vida não tão perfeita – Sophie Kinsella

O livro Minha Vida não tão Perfeita conta a história de Catherine, mais conhecida como Cat, na sua busca pela realização profissional e como ela se relaciona com sua chefe Demeter, cuja vida Cat acha que é perfeita.

Fonte: imagens públicas do Google.

Cat é uma jovem do interior e sempre sonhou em trabalhar em Londres, pois essa vida corrida e atarefada era o que ela desejava.

Ela perdeu a mãe muito jovem e depois de um tempo seu pai se casou novamente, sendo sua madrasta como uma segunda mãe.

Sua família sempre pede que ela volte para o interior, falando em arranjar um emprego para ela lá, perto de casa. Mas Cat sempre recusa, dizendo que está muito bem onde está, o que não é inteiramente verdade.

Ela omite muitas coisas deles, querendo fazer parecer que tem uma vida perfeita e às vezes até postando nas redes sociais fotos para comprovar isso, fotos essas que às vezes nem são suas.

Já vemos aqui aquela competição injusta gerada pelas redes sociais, em que cada um mostra uma pequena parte de seu dia, geralmente feliz, produtiva e em algum lugar incrível, mas sabemos que isso não é o dia a dia real da pessoa.



Veja também:


E por falar em realidade, Cat divide apartamento com duas pessoas, um homem que vive cantando ela e se mete em revenda de produtos duvidosos e uma mulher que não está nem aí para ela.

Além disso, ela demora muito tempo no metrô lotado para chegar ao trabalho, onde sempre observa sua chefe Demeter, dona de uma vida perfeita na opinião de Cat.

Ora, ela tem uma casa linda, um casamento perfeito, dois filhos, está sempre viajando e conhece muita gente influente. Quem não seria feliz com uma vida assim, não é?

Cat tenta sempre dar seu melhor no emprego, mas sua chefe parece não lhe notar. Tudo que ela quer é crescer na carreira para não ter que voltar a viver no interior.

Nesse meio tempo, ela conhece Alex e acaba se interessando por ele. O que ela vem saber depois é que ele é chefe de Demeter e um conquistador incorrigível.

O que Cat não sabe é que a empresa está passando por dificuldades financeiras e o corte de pessoal é inevitável. Quando Demeter a demite, ela acaba desabafando sua frustração na frente da ex-chefe e de Alex, pois ela tinha chegado ao limite.

Cat não vai desistir do seu sonho de morar em Londres, mas precisa arrumar outro emprego rápido, pois não quer voltar a morar no interior.

Ela tem vergonha de dizer ao seu pai que foi demitida, então finge para sua família que está tudo bem. Nesse momento, vemos o quanto é desgastante tentar manter as aparências, pois até a comida de Cat é regrada para gastar o mínimo possível.

Para sua surpresa, seu pai está montando um negócio novo na fazenda, uma espécie de camping ao ar livre e pede que ela o ajude nos primeiros dias até que ele possa se estabilizar.

Imagem: Freepik.

Cat diz que vai ajudar, mentindo que está resolvendo as coisas da empresa por computador, quando na verdade está desesperadamente procurando um novo emprego.

Durante seu trabalho no camping, ela é surpreendida pela presença de Demeter e sua família. Sua ex-chefe não a reconhece, já que ela não alisa mais o cabelo e está com novas roupas.

Cat aproveita para se vingar de Demeter, propondo a ela atividades absurdas com o pretexto de serem exclusivas para ela, como um banho de lama.

No decorrer da estadia dela na fazenda, Cat descobre que a vida de Demeter não é tão perfeita assim. Seus filhos não prestam muita atenção nela e seu casamento está passando por dificuldades e o pior: ela vai ser demitida.

Alex chega no camping para demitir Demeter, mas Cat tenta distraí-lo para que sua ex-chefe e agora amiga (quem diria?) possa reunir provas para demonstrar que não cometeu os erros que Alex acha que cometeu.

Mas essa distração acaba aproximando os dois, que vão descobrindo afinidades e acabem confidenciando fatos de sua vida um ao outro.

A jovem teve ainda que encarar seu pai e falar que não estava mais trabalhando, mas que tinha vergonha de admitir isso, pois não queria preocupar ninguém.  

Acaba que as provas de Demeter não são suficientes, mas Cat está determinada a ir à empresa reunir mais. A essa altura elas sabem que alguém da equipe estava sabotando Demeter para forçar sua demissão.

Cat não consegue as provas, pois o armário tinha sido esvaziado para acabar com as evidências. Mas ela tem outra ideia: se reunir com a antiga equipe de Demeter no bar e gravar a conversa. Dessa forma, Cat conseguiu reunir as provas que precisava e descrimina Demeter.

Com as coisas mais calmas, Cat continua no camping até que recebe a visita de Alex e Demeter, convidando-a para uma entrevista de emprego em Londres, o que a deixa muito empolgada. Ela agora conseguiu uma nova vaga, em um cargo mais elevado do que tinha antes.

Alex tinha viajado para outro país. Ambos tinham dito que o que tinham era apenas diversão, mas Cat sabia que tinha sentimentos por ele.

Quando ela menos espera, Alex reaparece e diz na frente de todo mundo da empresa que não consegue esquecê-la e que quer ficar com ela, que concorda e o recebe alegremente.

O que achei da história
É uma história que toca em um ponto bem atual: a tentativa de forjar uma vida perfeita nas redes sociais.

Tradução: Nós nascemos para ser felizes, não para ser perfeitos.
Imagem: Freepik.

Nós postamos apenas momentos pontuais de nossas vidas, geralmente bons momentos. Ninguém posta os boletos atrasados ou as crises existenciais, alguns até postam, mas a maioria mostra a parte boa da vida.

Acabamos, então, nos comparando com a pequena parte da vida dos outros e achando a nossa não tão interessante, o que contribui para diminuir nossa autoestima.

Tem uma frase muito boa que é: “não compare os seus bastidores com o palco de ninguém”. Ou seja, se você está mal, não vá se lamentar olhando os outros em viagens incríveis ou em relacionamentos incríveis.

Às vezes você não tem o padrão de vida daquela pessoa e acaba sendo uma comparação injusta, pois você pega o seu pior momento e compara com o melhor momento de alguém.

É interessante notar também que o livro mostra personagens bem humanos, com qualidades e defeitos e que por vezes nós colocamos pessoas em pedestais, sendo que não sabemos o que se passa na vida delas.

A pessoa que você julga ter a vida perfeita pode estar infeliz ou passando por problemas que ninguém sabe.

Acho que o mais importante que esse livro traz é que devemos valorizar a nossa vida. Não tentar aparecer para os outros, mas buscar formas de alcançar nossos sonhos, buscar a realização pessoal e profissional através do esforço.

Lembrei de mim mesma em vários pontos, como na busca pela realização profissional, a comparação injusta com outras pessoas com realidades bem diferentes da minha e a busca pelo meu lugar no mundo.

É um livro que eu recomendaria a meu eu do passado na época do vestibular, pois é uma fase de descobrimento e decisões.

Recomendaria também a quem está se sentindo para baixo por se comparar com outras pessoas nas redes sociais por achar que só a sua vida não é perfeita.

E recomendaria para alguém que está se sentindo desvalorizado no trabalho, pois às vezes mudanças são necessárias.

É um livro capaz de tocar vários pontos da vida de cada um. Achei uma leitura muito válida e que serve para várias fases da vida.

Outras resenhas:


Postar um comentário

0 Comentários