Quanto custa criar e manter um blog?


Para aqueles que querem criar um blog, decidi falar um pouco sobre o quanto eu gasto com meu blog, para manter esse espaço. Meu relato é pessoal e verídico e as empresas que eu citar não estão me patrocinando. Acompanhe:

Imagem: Freepik.

1. Quanto custa criar um blog?
Eu não paguei nada, pois usei a plataforma Blogger, que é gratuita. Existem outras plataformas, como Wordpress e Wix, que também oferecem esse serviço gratuito.

A primeira que tentei criar foi com a plataforma Blogger, era só preencher um formulário e escolher um dos templates (aparência do blog) e pronto, era só começar a escrever.

2. Criar um blog vai ser sempre gratuito?
Depende. Se você usar plataformas gratuitas, vai ser sim. Agora se você quer construir um site e modificá-lo da forma que quiser, vai precisar de um profissional para fazer isso para você, um serviço pago, devo dizer, a menos que você saiba como fazer você mesmo.

3. Quanto custa manter o Blog Professora Manuka?
O que eu gasto com esse blog é o valor de R$ 40 reais por ano para manter o domínio, que registrei no Registro.br. E a energia elétrica que o computador gasta para que eu escreva as postagens, basicamente é isso.


4. O que é domínio?
É o nome do seu blog. Quando você cria um blog através das plataformas gratuitas, o nome delas fica no seu domínio. Antes de comprar meu domínio, o nome do blog era professoramanuka.blogspot.com e após comprar o domínio ficou www.professoramanuka.com.br.

Quem quiser um nome de blog terminado em .com ou .com.br precisa pagar por esse serviço. Existem empresas que oferecem esse serviço. Tentei registrar pelo uol, mas não consegui. Vou deixar o link da minha experiência na tentativa de comprar meu domínio:


5. Eu preciso comprar um domínio para o meu blog?
Só se quiser, mas ter um domínio tem suas vantagens. Vou listar algumas:

- Evita que alguém possa roubar o nome do seu blog. Se você compra o domínio, ele não estará mais disponível.

- Domínio personalizado (esse que a gente compra) tem mais autoridade para o Google. Ou seja, suas postagens terão maior visibilidade e mais chances de ranquear (aparecer nas primeiras posições quando alguém pesquisar aquele assunto).

- Domínio personalizado é um requisito para se inscrever no Google Adsense e ganhar dinheiro com o blog. Quando meu domínio era aquele gratuito do blogger, minha inscrição não era aceita. Então, quem pensa em ganhar dinheiro futuramente com o blog, é interessante registrar um domínio.

8. Devo escolher domínio .com ou domínio .com.br?
Eu escolhi o .com.br porque foi o que consegui comprar mais facilmente, mas depois vou pesquisar alguma empresa para comprar o .com.

Domínio .com.br significa que seu site é brasileiro, assim como sites de outros países vão ter domínios diferentes. Fiz uma lista deles, para que possam consultar:


O .com é mais universal, não indica um país específico e também é menor e mais fácil de decorar. É bom fazer os dois, para evitar que alguém tente plagiar seu blog, por exemplo.

7. Preciso fazer algum curso pago para aprender a mexer no blog?
Eu não fiz. Há tutoriais gratuitos no Youtube e em blogs para cada dúvida que tivermos. Foi assim que fui aprendendo a mexer no meu, aos poucos vamos melhorando uma coisinha aqui, outra ali, até chegar no resultado que queríamos.

Vou deixar dois blogs aqui embaixo que me ajudaram muito:



Eles têm tutorial sobre diversos assuntos, dando dicas e mostrando o passo a passo para que você melhore seu blog sozinho.

Imagem: Freepik.
8. Preciso pagar hospedagem?
Só se quiser. Eu não pago. O blogger hospeda meu conteúdo e meu template, além de disponibilizar backup de tudo, assim se houver algum problema, só restauro o último backup.

Quem posta muito ou coloca muitos vídeos no blog, aí vai precisar de mais espaço. Mas se está começando agora e está sem dinheiro, não vejo razão para este gasto.

9. Preciso pagar um template?
Não e eu ainda não usei nenhum template pago. O blogger oferece alguns simples e existem sites que oferecem vários templates gratuitos para blogger, é só escolher, baixar e configurar.

Para quem não sabe, template é a imagem que vemos do blog, a forma dele. Quem faz do blog um negócio pode contratar um profissional para fazer um template personalizado, mas para quem está começando e não quer gastar, os que temos de graça são muito bons.

10. Preciso pagar alguém para escrever no meu blog?
Só se quiser. Eu nunca paguei, todas as postagens fui eu quem escreveu. Se estiver começando seu blog, pode escrever sobre um assunto que domina, seja resenha de livros, maquiagem ou viagens.

Outra situação é quando não tem tempo de postar como gostaria, mas tem condição de pagar autores para alimentarem seu blog. Esse serviço é oferecido por muitas plataformas.

Podemos contratar escritores e também podemos nos candidatar a escrever para outras pessoas. Eu já escrevi para outros blogs e sim, é possível ganhar algum dinheiro escrevendo, vou deixar meu relato no link abaixo:


11. Preciso ter um computador avançado para escrever?
Não. O meu computador é um modelo mais antigo, inclusive. Não precisa ter um computador caro para acessar internet e escrever.

12. Posso começar um blog só com o celular?
Sim, mas não sei se será confortável para sua visão. Eu sempre usei o computador para escrever e meus textos são de médios para longos, imagina escrever tudo isso no celular?

Imagem: Freepik.

É claro que não impede ninguém de começar um blog pelo celular. Escrever textos menores, como poemas ou tutoriais de maquiagem deve ser mais tranquilo. Mas você pode escrever em uma lan house ou no computador de um amigo, caso queira.

Gosto de escrever no computador porque uso o Word para fazer um rascunho do meu texto antes de postar, pois ele acusa possíveis erros gramaticais. Só depois de escrever e revisar é que posto. Creio que existam aplicativos de celular ou tablet com a mesma função.

13. Seu custo para manter o blog é só R$ 40,00 e pronto?
Falando de dinheiro é sim. Mas existem outros pontos, como: achar tempo na minha rotina para escrever, revisar o texto, escrever em um caderno possíveis pautas para o blog e meu canal no Youtube e buscar inspiração.

Já comprei livros para fazer resenhas aqui, embora eles fossem baratos e eu também queria lê-los, então juntei o útil ao agradável. Foram apenas duas vezes que fiz isso, mas já tenho outros livros em mente.

Faço isso primeiro porque quero lê-los e segundo para postar a resenha no blog. Não adianta sair comprando várias coisas e ficar no prejuízo.

Criar e manter um blog envolve custos não só financeiros, mas de tempo e esforço. Não adianta escrever todo dia por um mês e depois largar o blog por ele não dar retorno financeiro.

Mesmo com adsense, eu ganho apenas alguns centavos por dia, então meu tempo, esforço e possíveis gastos vêm da minha vontade de fazer o blog dar certo.

Não que ninguém possa almejar ganhar dinheiro com o blog, mas é bom ficar sabendo que o retorno financeiro pode demorar mais de um ano ou nem vir se a pessoa desistir de postar e aprimorar o blog. Então os primeiros gastos serão um “tiro no escuro”.

Espero ter respondido às principais dúvidas sobre quanto custa criar e manter um blog. Não deixem que as dificuldades iniciais os desmotivem, é assim mesmo, estamos aprendendo um novo assunto, é normal errar no começo. Boa sorte!

Postar um comentário

2 Comentários