Minha experiência ao comprar domínio uol e registro.br

Quando você decide comprar um domínio para o seu blog ou site, é natural fazer pesquisas para encontrar a melhor empresa. Entretanto, ao digitar comprar domínio uol, registro.br ou qualquer outra opção, só encontramos o site para a compra e não pessoas dando sua opinião sobre sua experiência.

Imagem: Freepik.

Pensando nisso, venho mostrar aqui minha experiência sincera (esse artigo não é patrocinado por nenhuma empresa e muito menos tenho relação com qualquer uma delas) com o devido respeito a ambas as instituições, mostrando meus pensamentos baseados na contratação de seus serviços. As experiências de outras pessoas podem variar.

Expresso que as críticas feitas neste espaço são construtivas e visam contribuir para esclarecer dúvidas de pessoas buscando por informações. Não tenho o intuito de incitar a compra de domínio para beneficiar empresa A ou B.

Tentativa 1: comprar domínio uol
Acessei o site do uol host e segui os procedimentos padrões. Fiz a pesquisa para verificar se o domínio que eu queria estava disponível e fiz o cadastro para o registro. Eu queria um domínio .com, por dois anos.

Essa primeira parte foi tranquila, mas a hora de pagar é que me deu dor de cabeça. Escolhi pagamento por cartão, inseri todos os dados como pediram. Passaram-se sete dias e nada do uol host mandar a cobrança para o meu cartão. Por causa disso, meu domínio ainda estava pendente, ou seja, eu não podia registrá-lo ainda.

Depois disso, vendo que a cobrança não chegava no cartão, tentei gerar o boleto. O site, entretanto, não gerava o boleto, eu clicava sobre a imagem do boleto, mas nada acontecia.
Retornei com a proposta de pagamento por cartão e tudo igual da última vez. Tentei resolver pelo chat online, mas o atendimento era robotizado (literalmente). Digitava o meu problema e o buscador encontrava palavras programadas e o resultado era um vídeo, o que não me ajudou.

Quando você tem um problema para pagar seu domínio com cartão, o site te manda pagar por boleto, mas não resolveu, pelo menos no meu caso. Tentei o atendimento online com um atendente e a tela do chat carregava, carregava e nada de conseguir falar com alguém.
Após dez dias de tentativas, resolvi ligar para o serviço de atendimento do uol. No site é possível encontrar dois números: um 0800 para capitais e regiões metropolitanas e um fixo, gastando seus créditos. O número gratuito nunca funcionava, mesmo tendo tentado várias vezes. O jeito foi gastar os créditos para falar com alguém.

O meu problema era: fiz o pedido, mas a cobrança não chegava.

Falei com sete pessoas (isso mesmo, sete). Todas foram muito bem educadas comigo, mas diziam que era outro setor que poderia resolver meu problema. Um dizia que era o financeiro e me transferia, o financeiro dizia que era outro setor e outro setor me mandava de volta para o financeiro.

Eu só queria que a cobrança fosse gerada para pagá-la e registrar meu domínio. Os atendentes me recomendaram que tentasse fazer o processo novamente. Tentei, mas o site do uol dizia que o domínio já não estava mais disponível, sendo que eu que fiz o pedido para registrar e nem tinha conseguido pagar ainda.

Disse ao atendente que não tinha conseguido e ele perguntou se eu não queria registrar um domínio .com.br, mas eu queria um .com e que acabou ficando indisponível e eu tive medo do site dar problema de novo e eu não ter a possibilidade de registrar nenhum dos dois.

Resultado: desisti de registrar com o uol. O atendimento deles é bom, as pessoas são educadas, mas eu achei que faltou um pouco mais de organização da parte deles, pois o meu problema era simples e se o site já avisava para mudar do cartão para o boleto, era porque a questão era recorrente e merecia uma atenção maior da empresa.

Além disso, no sistema eu pedi por dois anos e quando o atendente foi verificar, tinha só para um ano. Outro ponto que eu acho que o site poderia melhorar era em facilitar mais o atendimento por outra pessoa, pois era tudo muito automático.

Tentativa 2: comprar domínio registro.br
O uol também vende registro .com.br, mas tive medo de dar o mesmo problema, então procurei a entidade responsável pelo registro de domínios no Brasil, o registro.br, e recebi um conselho positivo sobre ele de outra pessoa que conheço e disse que deu tudo certo ao registrar um domínio com essa empresa.

As experiências de cada um são variáveis, pois tenho outro amigo que tem um domínio registrado pelo uol há quatro anos e já renovou para mais dois e me disse que nunca teve problema com essa empresa, inclusive me indicou a mesma.

Fiz todo o procedimento de registro no site do registro.br e, para o meu alívio, o boleto foi gerado na hora, imprimi no mesmo dia, uma quinta-feira. Realizei o pagamento na sexta-feira. No sábado, o status do domínio estava como “publicado”, antes estava como “novo”, o que significava que o sistema estava aguardando a confirmação do pagamento. Agora esse domínio me pertencia.

Depois, era hora de realizar as configurações de DNS para que o domínio que comprei no registro.br apontasse para o meu blog. Segui os tutoriais da internet fielmente. Quando tentava visualizar meu blog, não aparecia mais bloggspot, aparecia o domínio próprio na barra de buscas.

Entretanto, o blog não aparecia, aparecia uma tela com error 404. Nas minhas pesquisas, vi que os servidores mundiais têm que se atualizar e propagar essa nova informação e que pode demorar até 72 horas com seu blog fora do ar, até que a rede entenda que esse redirecionamento tem que ser feito.

Desfiz todas as configurações de domínio no registro.br e no meu blog, assim ele voltou ao ar (no domingo). No dia seguinte (segunda-feira), o que eu fiz foi: configurei os servidores DNS do registro.br para apontarem para o meu blog (mas sem configurar nada do blog). Por que fiz isso? Para que os computadores mundiais tivessem tempo de se atualizar (milhões de dados são inseridos diariamente na rede e esse processo independe de nós, é com os servidores mesmo).

Configurei no DNS do registro.br igual estava no suporte para blogs do Google e esqueci, deixei que os dados se atualizassem e fui resolver minhas coisas. Na sexta-feira de manhã, fui no meu blog, coloquei em configurações -> configurar url de terceiros no seu blog -> coloquei o domínio que comprei, salvei configurações, assim que salvou, coloquei em editar -> redirecionar seudomínio(o nome que você comprou).com.br, para quando seu nome for digitado sem o www na frente.


Depois disso, coloquei em visualizar blog e deu tudo certo, o domínio estava funcionando perfeitamente e os links internos também. Resultado final: fiquei satisfeita por ter comprado meu domínio no registro.br (sem merchan) e recomendo, pois foi tranquilo e não me deu dor de cabeça. Só foi difícil a parte de configurar o DNS, mas esse é um assunto novo para muita gente, entretanto com tutoriais você consegue resolver.

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