Agenda escolar: importância e por que assinar


A agenda escolar é uma forma de comunicação entre a escola e a família. Assinar a agenda escolar do seu filho não é uma mera formalidade, é muito importante para ele e vou explicar a razão. Acompanhe:

Imagem: Freepik.

Usarei alguns pontos bem comuns para mostrar a importância da agenda e qual a real razão para assiná-la.

1. Não preciso preencher as informações pessoais da agenda, na escola a professora coloca o nome dele

O campo de informações pessoais deve ser preenchido por quem conheça bem a criança. Não é questão só de colocar o nome para saber quem é o dono.

Lá consta também o telefone de uma ou mais pessoas para quem a escola deve ligar caso a criança tenha febre, dor de barriga ou algum outro ocorrido que necessite ser comunicado.

Além disso, tem o campo de alergias, que é muito importante. Algumas crianças têm alergias severas, “inchando” só de ter o contato com aquela substância. Já tive uma aluna que tinha alergia àqueles salgadinhos, de tal forma que ninguém que comesse poderia tocar nela. Sempre reforçávamos que os alunos lavassem as mãos após consumir esse lanche, para evitar uma reação alérgica.

2. Por que preciso assinar a agenda? Tem que assinar todo dia? Não posso assinar a semana toda logo?

O ato de assinar a agenda serve para comprovar que os pais/responsáveis leram o que estava escrito na agenda, viram o que foi passado em aula e ajudaram a criança a fazer as atividades passadas para casa. É isso que a escola espera que tenha acontecido antes de assinar.


Mesmo se a criança frequentar um reforço, não deixe de ler a agenda e assinar, pois é muito importante que você participe da vida escolar do seu filho. Não assine sem ler.

Já tive um aluno que trazia a agenda com vários dias assinados. Pode ser que a escola não tenha explicado essa importância nas primeiras reuniões de pais ou que apenas presuma que os pais já saibam disso.

Pode ser que essa família que assina vários dias acompanhe sim a vida do aluno e apenas não saiba o porquê da assinatura. É interessante que a escola explique, pois pode ser óbvio para quem é da área da educação, mas sabemos que existem famílias que não tiveram acesso ao estudo e precisam da nossa orientação.


3. Se meu filho faltar, como fica esse dia na agenda? Em branco ou não pulo dia nenhum?

Se a criança ficar doente ou precisar faltar por algum motivo, deixe em branco o dia ou dias que ela se ausentar, para que copie de algum colega quando voltar para a escola. Assim ela saberá o que aconteceu e quais as atividades para fazer e o que estudar.

Não deixe de pegar as atividades, pois elas são importantes para estudar para as avaliações e para que a criança não fique triste vendo seus colegas com as atividades feitas e as dela em branco.

4. Para que servem os comunicados ou outras folhas que são anexadas na agenda escolar?

A agenda é um canal de comunicação entre a escola e a família. Vários acontecimentos da rotina escolar são avisados previamente através dela. Entre esses papeis, um dos mais frequentes é o roteiro de estudo para as avaliações, que contém as datas e os conteúdos para estudar.

Avisos de passeios, pedindo a permissão dos pais/responsáveis e informando o local, a data e o valor do passeio também são comuns. Temos também avisos de quando será feriado, não havendo aula para a criança.

Veja também posts sobre datas comemorativas:



Também são informadas datas comemorativas, em que algumas pedem uma roupa diferente, como a festinha da Páscoa, que geralmente pede que os alunos vão de roupa branca. Ou festa junina, pedindo que usem blusa xadrez.

5. Para que serve aquele cantinho falando do comportamento? Se for bem diferente do que meu filho é em casa?

Algumas agendas têm um cantinho, geralmente no final, com uma nota para o comportamento (de zero a dez) ou alguma observação usada para descrever como ele se comportou.

Imagem: Freepik.

Não se desespere se um dia o professor pedir que converse com seu filho para ele se comportar mais em sala. Lembre-se que em casa é só ele/só um ou dois irmãos (ou mais). Uma criança sozinha é de um jeito, pois fica mais quieta por não ter com quem conversar/brincar.

Na sala de aula, são 20 ou 30 alunos e o professor é só um. Sabemos que crianças não gostam muito de ficar sentadas/paradas só ouvindo. Mas elas precisam aprender que tudo tem sua hora e que sala de aula é hora de se comportar e ouvir o professor (não que ela não possa falar, mas só coisas que envolvam a aula, como uma dúvida, por exemplo).

Em casa algumas crianças ficam bem quietinhas assistindo televisão ou brincando com seus brinquedos, mas na escola elas têm mais espaço para correr e colocar as energias para fora e amigos para brincar. Tanto é que existe o intervalo para isso.

Não fique com raiva do professor ou ache que ele tem marcação com seu filho. Há crianças que realmente conversam e brincam mais que outras, entretanto, precisamos ensinar nossas crianças a respeitar os professores, pois eles são muito cobrados também.

Imagina ser responsável pelo aprendizado de 30 ou mais crianças totalmente diferentes? Todos esperam o mesmo resultado e o professor que dê seu jeito, às vezes precisando montar estratégias de madrugada em casa, com recursos do bolso dele, para ajudar aquelas crianças com dificuldade. Entenda o lado dele também, pois ele quer o melhor para sua turma.

6. Posso escrever algo para o professor na agenda? Um agradecimento ou uma informação importante?

Pode sim. Alguns pais usam o dia do professor para escrever uma mensagem de agradecimento para o professor nesse espaço (que não será usado, já que é feriado).

Ou se precisar escrever algo em um dia comum, pode usar o campo de observações, colar um post-it ou escrever nas últimas duas linhas, para que a criança tenha espaço para escrever a agenda.

Pode ser qualquer recado que você considerar importante. Exemplos: “A Júlia levou o lápis da amiguinha para casa. Favor verificar se ela devolveu.” “Maria faltou porque teve febre, favor passar para ela a agenda de ontem.” “João faltou porque foi visitar a avó doente no hospital. Favor passar para ele a agenda de ontem.”

Espero que esses pontos tenham ajudado a esclarecer para que serve uma agenda escolar e mostrar que ela não é só uma formalidade, e sim um instrumento para contribuir na vida escolar de seus filhos, netos, primos ou sobrinhos.

Postar um comentário

0 Comentários