25 coisas que aprendi sobre ter um blog

Esse ano o blog completou 3 anos de existência e nesse mês eu completo 25 anos. Decidi então escrever 25 coisas que aprendi durante esses anos sobre o que é criar e manter um blog. Acompanhe:

Imagem: Freepik.

1. Criar é fácil, difícil é manter
Toda nova ideia dá aquele entusiasmo na gente. No começo só queremos postar e postar, mas acontecem muitas coisas na vida e às vezes fica difícil conciliar a rotina com o blog. É preciso muita disciplina para não abandonar o barco.

2. Nem todo dia você vai querer escrever
É verdade. Nem sempre temos assunto. Por isso, tento manter a frequência de uma postagem por mês. Não adianta escrever uma semana todo dia e depois deixar meses sem atualizar. Foco mais em qualidade do que em quantidade.

3. Se esperar as condições perfeitas, você não fará nada
Não sabia mexer em blog nem nada, mas senti vontade de fazer e fiz um para mim. Não adiantava esperar para fazer um blog só quando eu soubesse muita coisa, às vezes a gente vai aprendendo no caminho mesmo.


4. Não se compare
É fácil olhar outros blogs e achar que o seu não é tão legal quanto eles. Mas cada um tem uma história e um nicho de escrita. Acho que temos que dar nosso melhor sem pensar no que o outro está fazendo, ele tem o caminho dele e você tem o seu.

5. Você vai ter que aprender muito
Não tem jeito: temos que pesquisar. Seja para fazer um post de qualidade, seja para descobrir o funcionamento do nosso blog. Seremos eternos aprendizes nessa jornada.

6. Cuidado com quem você mostra o blog
Sei que na internet não temos tanto esse controle. Mas no seu dia a dia você tem. Não conte do seu blog nem dos seus projetos para pessoas negativas. Contei do meu no início para uma pessoa e ela disse que no Brasil ninguém gostava de ler, um belo balde de água fria. 

Veja também: Expressões populares com a palavra água.

7. Os comentários são uma grande recompensa
Muitas vezes estava para baixo e um comentário agradecendo mudava meu dia. Essa é a maior recompensa de quem escreve algo na internet.

8. Vai ter quem não goste
Em qualquer área da nossa vida isso irá existir. Não conseguimos agradar a todos. Faça as coisas de acordo com sua consciência e quem gostar vai ficar.

Imagem: Freepik.

9. Às vezes pensamos em desistir
Nem sempre é pelo blog, mas por causa da rotina pesada que não deixa sobrar tempo ou por simples falta de estímulo mesmo. Aí vai de cada um, se continua te fazendo bem escrever, não pare.

10. É preciso ter paciência
Nem sempre as coisas saem do jeito que queremos. Às vezes não sabemos mexer nos recursos necessários para colocar uma imagem no blog, por exemplo. Temos que perseverar e devagarinho vamos melhorando.

11. Escrever não é um processo rápido
Pelo menos para mim, não é. Escrevo minhas postagens, depois leio em outro dia para ver se ficou bom, depois coloco no blog e faço os ajustes necessários. Sou um tanto perfeccionista.

12. O Word é seu aliado
Eu escrevo o post no Word antes de transferir para o blog. Ele detecta possíveis erros gramaticais e ajuda que minhas postagens sejam o mais corretas possível.

13. Você vai errar e tudo bem
Mesmo com todo o cuidado, às vezes erramos. Lembro de um post em que havia um cálculo que eu tinha errado e não percebi e nos comentários as pessoas me corrigiram de uma forma bem legal e eu reformulei o cálculo.

14. Imagens enriquecem o post
Às vezes nos perdemos durante a leitura de um texto muito grande. “Quebrar” o texto com imagens ajuda a tornar a leitura mais leve e ajuda a ilustrar o conteúdo, melhorando a experiência do leitor em seu blog.

15. Anotar é a chave para organizar
Sempre que tiver uma ideia para um post, anote em um caderno ou no bloco de notas no celular. Não precisa começar imediatamente a escrever, mas é importante para não esquecer.

16. Parágrafos curtos ajudam na leitura
Outro recurso que me ajuda com meus posts é o tamanho do parágrafo. Eles são curtos e objetivos. A impressão que dá é que a leitura foi curta, mesmo o texto sendo grande.

Imagem: Freepik.

17. Ter um domínio é necessário
Um dos gastos que eu acho que vale a pena é a compra de um domínio, pois ele dá mais autoridade ao seu blog no Google e mais chances de ter uma postagem na primeira página de pesquisa, assim como registra a sua marca. 

Domínio: definição e significado de .com, .net, .org e outros

18. Existem os bloqueios criativos
Existem fases da vida que não temos inspiração para escrever e não passa nenhuma ideia na nossa cabeça. Quando isso acontece, eu paro e faço alguma coisa para mim, como ler ou mesmo sair de casa. Isso desopila a mente e ajuda a relaxar. Posteriormente, as ideias vêm. Uma mente cansada não produz.

19. Blog não é fórmula mágica para ganhar dinheiro
Muitos sites dizem como ganhar muito dinheiro com o blog em pouco tempo, mas não se iluda. O Adsense gera poucos centavos por dia e demora muito para juntar os 100 dólares mínimos para o pagamento. Não se engane por falsas promessas de riqueza.   

20. É possível ganhar dinheiro com blog
É verdade, mas não tão rápido e nem tanto dinheiro quanto achamos que vai ser. Por isso, não comece um blog achando que em dois meses vai estar ganhando 500 dólares por mês, pois é um tanto precipitado.

21. É preciso ter persistência
No começo não recebemos muitas visualizações nem comentários. O robozinho do Google ainda está se atualizando com nossos dados. O importante é não desistir e continuar postando.

22. É importante ser original
Não é interessante apenas copiar artigos dos outros para seu blog. O Google inclusive penaliza isso. As pessoas podem falar sobre o mesmo assunto, como uma resenha de livro, mas cada um vai fazer do seu jeito.

23. SEO é importante
O SEO consiste nas técnicas que ajudam o robozinho do Google a achar nosso conteúdo do blog, como salvar fotos com um nome de acordo com o tema do post e não “11111111111”, ou usar títulos resumidos e que tenham a ver com o conteúdo, não os famosos clickbaites. Afinal, queremos que as pessoas nos encontrem.

24. Não adianta ter SEO e não ter conteúdo
Mesmo aplicando as técnicas de SEO, as pessoas não vão ficar no seu blog se ele for cheio de erros de Português, se você só copia o que os outros já escreveram ou pior, se escreve informações que não tem certeza que são verdadeiras.

25. Escrever conteúdo requer responsabilidade
Um blog público será lido por outras pessoas, então devemos ter cuidado com aquilo que publicamos, pois pode prejudicar alguém. Meu blog é sobre estudos, imagina se alguém vem estudar aqui um conteúdo errado e se sai mal na prova? Então, precisamos ser responsáveis por um conteúdo verdadeiro e de qualidade. 

Postar um comentário

0 Comentários