Modelo de Projeto de Leitura com Representação Teatral

O projeto de leitura é uma ferramenta que possibilita ao professor trabalhar diversas competências e habilidades com os alunos. Pensando nisso, trouxemos um modelo que pode ser adaptado à realidade de cada sala de aula ou, ainda, explicar o assunto a alunos que estejam desenvolvendo um projeto de leitura. Acompanhe:

Imagem: Freepik.

Projeto de leitura: Um conto, outros gêneros e diferentes formas de defender opinião

Leitura e argumentação
Quando quer defender um ponto de vista por meio da razão ou da arte, com mais objetividade ou mais subjetividade, o sujeito faz escolhas de linguagem para narrar, relatar, expor o que deseja, a partir do ponto de vista que defende.

Em prosa ou em verso, usando apenas a linguagem verbal ou valendo-se de outras – foto, pintura, escultura, gráfico, música, dança, cinema, ícone, gestos, modulação da voz –, qualquer indivíduo é senhor do seu discurso ao dar conta da sua intenção comunicativa, em determinada circunstância e contexto, utilizando os mais diferentes suportes.

Exercitar a leitura do explícito e do implícito, apropriar-se dos recursos linguísticos, escolher a melhor construção composicional, marcar seu estilo verbal é fazer valer a autonomia pessoal e ter a base para a participação social que o exercício da cidadania pressupõe.

Este projeto envolve a leitura do célebre conto de Machado de Assis: O Alienista. A partir do tema da aceitação ou rejeição do diferente, estabelece uma relação de intertextualidade entre textos em diferentes linguagens e gêneros, que, com enfoques específicos, levam à construção de discursos argumentativos em defesa de pontos de vista diversos.

Para estimular e sensibilizar os alunos para o tema focado no conto, recorreu-se a textos em linguagem verbal e não-verbal de caráter expositivo e informativo, além dos textos de arte – literários, plásticos, musicais.

O objetivo é estimular relações e expressões de sentimentos, de ideias e de opiniões que devem culminar na elaboração e representação de um texto teatral, forma do gênero narrativo que requer pleno domínio do uso de diferentes linguagens.


Objetivo Geral  
Favorecer a leitura, o estudo e a apropriação da estrutura e da linguagem de textos que pertencem ao domínio do narrar, do relatar, do expor e do argumentar.

Objetivos Específicos
Conceituar a representação teatral como mais uma das formas do narrar, considerando a especificidade do uso das linguagens.

Exercitar as habilidades de:

- relacionar textos;

- buscar e ordenar informações;

- sintetizar dados;

- elaborar planos de apresentação;

- teatralizar texto narrativo;

- argumentar, adequando a linguagem tanto em situações de fala quanto de escrita formal;

- exercitar a linguagem corporal, sintonizando-a com a verbal.

Reconhecer e apropriar-se de recursos de linguagem utilizados para dar conta da intenção, da circunstância e do contexto da comunicação, fazendo escolhas de linguagem quanto a: estilo verbal ou construção composicional e recursos linguísticos.

Como?
As atividades sugeridas no projeto estão esquematizadas em oficinas que abrangem:

- atividades em sala de aula: coletivas, em grupos e individuais.

- atividades em casa: individuais.

Quando?
Cronograma estabelecido pelo/a professor/a para as atividades agrupadas em três grandes momentos:

1. Atividades coletivas mediadas pelo professor;

2. Atividades em grupos em sala de aula;

3. Atividades individuais para serem realizadas em sala de aula e em casa.

Avaliação
Elaboração do produto final:

- representação teatral de texto narrativo;

- exposição oral de um trabalho feito a partir de textos pesquisados e esquematizados;

- antologia de textos de gêneros diferentes, em linguagem verbal e não-verbal, a partir de temas resultantes do diálogo intertextual.

Extraído de:

Tudo é Linguagem – 8ª série. BORGATTO, Ana Maria Triconi; BERTIM, Terezinha Costa Hashimoto e MARCHEZI, Vera Lúcia de Carvalho. Editora Ática. São Paulo: 2006. 

- Veja também: 


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