Por que o urso de pelúcia se chama Teddy?

Já parou para pensar por que o urso de pelúcia se chama Teddy? Saiba que a origem desse nome tem a ver com um urso de verdade e com um presidente dos Estados Unidos, Theodore Roosevelt. Acompanhe:

Imagem: Freepik.

Como um urso de pelúcia ganhou esse nome em homenagem ao presidente Theodore Roosevelt?

Tudo começou com uma viagem de caça que o presidente Roosevelt fez em 1902, no Mississipi, a convite do Governador do Mississipe, Andrew H. Longino. Depois de três dias de caçada, os outros membros do grupo já tinham atirado em ursos, menos Roosevelt.

E agora? A caçada do presidente acabaria sendo um fiasco. No dia seguinte, os guias da caçada rastrearam um velho urso negro que os cães tinham pegado a certa distância e atacaram.

Os guias amarraram o urso a um salgueiro e chamaram o presidente. Lá estava o urso que ele deveria abater.

Contudo, Roosevelt olhou para o velho urso e se recusou a atirar nele. Ele sentiu que, se fizesse isso, não estaria de acordo com seu espírito esportivo. Entretanto, ele estava machucado e sofrendo. Roosevelt ordenou que o urso fosse abatido para acabar com seu sofrimento.

O acontecido foi espalhado pelos jornais de todo país, e o cartunista político Clifford Berryman selecionou a história e desenhou um cartoon mostrando como o presidente Roosevelt se recusou a atirar no urso enquanto estava caçando no Mississipi.

O desenho original, que saiu no Washington Post em 16 de novembro de 1902, mostra Roosevelt em pé, bem na frente. O guia e o urso estão no fundo da imagem, tendo ambos quase o mesmo tamanho. Veja a imagem abaixo:

Autor: Clifford Berryman. Retirado de: www.theodoreroosevelt.org.

Depois disso, cartoons similares apareceram, mas o urso era menor e estava tremendo de medo. O filhote de urso então apareceu em outros cartoons que Clifford Berryman desenhou ao longo da carreira de Roosevelt.

O vínculo com o ursinho Teddy veio quando Morris Michton, dono de uma loja de doces com filiais no Brooklyn e em Nova Iorque, viu o desenho original que Clifford Berryman fez de Roosevelt e do urso e teve uma ideia.

Ele colocou na janela da sua loja dois ursos de pelúcia que a sua esposa fez. Michton pediu permissão ao presidente Roosevelt para chamar esses ursos de brinquedo de “Ursinhos Teddy”. A rápida popularização desses ursos levou Michton a produzi-los em massa, formando a Ideal Novelty and Toy Company.

Quase que ao mesmo tempo, uma companhia alemã chamada Steiff começou a fabricar ursos de pelúcia. Margaret Steiff ganhava a vida costurando, primeiramente fazendo elefantes de pelúcia, depois outros animais. Em 1903, um americano viu os ursos de pelúcia que ela fez e fez um pedido de muitos deles. Esses ursos, que também vieram a se chamar Ursinhos Teddy, acabaram criando a conexão internacional.

Mais de um século depois, os ursinhos Teddy não perderam sua popularidade, e tudo isso pode ser relacionado a uma viagem de caçada no Mississipe.  

Fonte: www.theodoreroosevelt.org.

Tradução e adaptação: Professora Manuka. 

- Veja também:

O que significa e de onde veio a expressão toque de Midas.

O que significa a expressão havaiana aloha?




Postar um comentário

0 Comentários