Caligrama: o que é e como fazer o seu

O caligrama é um poema com escrita e imagem. Nele, a parte escrita faz referência à imagem, tornando-as parte de um mesmo significado. Acompanhe:

Honestamente, nunca tinha ouvido a palavra caligrama até a universidade. Uma professora nos trouxe esta atividade e explicou o que era. Achei bastante interessante e nos propomos a fazer.

Para trabalhar o caligrama com crianças, é interessante usar o que eles conhecem, sejam músicas, cantigas, imagens e usar muitas cores para enriquecer as imagens.

Imagem: arquivo pessoal. Clique para ampliar.

Nessa ilustração de borboleta, usamos a música “borboletinha, tá na cozinha (...)”, com a música contornando a imagem.

Imagem: arquivo pessoal. Clique para ampliar.

Nessa ilustração de bebê, a música usada é aquela “dorme, nenê, que a mamãe tem o que fazer (...)”.

Imagem: arquivo pessoal. Clique para ampliar.

Com a Galinha Pintadinha, usamos a música com mesmo nome: “quem é que tem um monte de pintinha? (...)”.

Imagem: arquivo pessoal. Clique para ampliar.

Já com o gatinho, usamos a versão atual da música “atirei o pau no gato”: “não atire o pau no gato (to-to), porque isso (isso-isso), não se faz (faz-faz) (...)”.

História do Caligrama

Guillaume Apollinaire, escritor italiano, foi o criador do termo, sendo a primeira pessoa a usar o termo calligramme, em 1918. É possível observar sua arte na carta que ele enviou à sua amada condessa Louise de Coligny-Châtillon. Veja abaixo:

Fonte: imagens públicas do Goolge.

O caligrama pode ser usado para trabalhar diversos temas e torna a aprendizagem mais estimulante para o aluno, pois é algo diferenciado, fugindo daquela temática de atividade no livro ou no caderno, trazendo uma prática nova. 

- Veja também: 


Postar um comentário

0 Comentários