Quem cai primeiro: um elefante ou uma formiga?

Em uma situação hipotética, temos um elefante e uma pequenina formiga em queda livre e a seguinte pergunta: quem cai primeiro? A resposta não é tão simples quanto pode parecer. Acompanhe:

Imagem: Freepik.

Pode-se dizer que depende. No vácuo, se um elefante de uma tonelada e uma formiga de uma grama fossem abandonados da mesma altura, ao mesmo tempo, os dois levariam o mesmo tempo para chegar ao chão, pois a velocidade de queda no vácuo independe da massa do objeto.

Ambos, na Terra, desenvolveriam uma aceleração de 9,81 m/s2, isto é, a cada segundo de queda, ambos teriam sua velocidade aumentada em 9,81 m/s (aproximadamente 35 km/h).

Porém, se tal façanha fosse realizada com a presença de ar, provavelmente o elefante atingiria em primeiro lugar o chão, uma vez que seu corpo apresenta características mais adequadas para vencer a resistência do ar.

A resistência do ar é a força que o ar exerce contrariamente ao corpo em queda. Quanto maior a velocidade da queda, maior a resistência do ar. Porém, isso dependerá de outros fatores, tais como a massa do objeto e sua superfície de contado.

A princípio, corpos com maior massa a certa aceleração têm maiores possibilidades de vencer a resistência do ar.

Por outro lado, corpos com menor superfície de contato podem, também, ser menos expostos à força de resistência do ar.

No caso proposto, apesar de a superfície de contato do elefante ser maior que a superfície de contato da formiga, há uma grande diferença entre a massa dos animais.

A massa do elefante é tão grande que compensa sua desvantagem aerodinâmica em relação à formiga. O elefante, então, cai primeiro.

Fonte:

GOWDAK, Demétrio e MARTINS, Eduardo. Coleção Ciências, novo pensar – 7ª série. São Paulo: FTD, 2002. 

- Veja  também: 



Postar um comentário

0 Comentários