Aniversário de 1 ano do Blog Professora Manuka

O blog Professora Manuka está completando um ano de existência. Como o tempo passa rápido, parece que foi ontem que iniciei este projeto, com um template gratuito do Blogger, sem saber direito como é esse negócio de blogar. Com esse um ano do blog, acumulei algumas experiências que desejo compartilhar, acompanhe:

Imagens: Freepik.

1. Por que começar um blog?
A vontade de partilhar algum conhecimento que se tem com outras pessoas, um passatempo, uma brincadeira ou até mesmo um portfólio do seu trabalho, pode ser qualquer um desses motivos ou mais de um ao mesmo tempo.

Sempre gostei de ler, escrever e desenhar, mas nunca pensei em criar um blog. Foi pela insistência do meu irmão, após criar um blog para si, que acabei aderindo a essa brincadeira, e acabei me apaixonando por escrever e compartilhar. Este espaço acabou se tornando uma parte de mim, que cuido com muita dedicação e carinho.

Nessa caminhada, houve quem me apoiasse e quem me desestimulasse. Um grande apoiador foi meu amigo de infância e também blogueiro Romirys Cavalcante, criador do blog Vivendo entre Símbolos, que me deu uma grande ajuda com o layout e com as postagens.

Houve, também, quem me dissesse para não perder tempo com isso, pois o brasileiro não gosta de estudar. Acredito, ao contrário do que me foi dito, que existe muita vontade de aprender e há público para todos os tipos de conteúdo. Uma valiosa lição que tirei disso foi selecionar mais as pessoas com quem divido meus sonhos e projetos, pois nem todos irão me apoiar.

Não criei o blog Professora Manuka para ficar famosa ou rica, nunca tive essa pretensão. Meu intuito é partilhar conhecimento e, inclusive, manter esse espaço é uma forma de estudo, pois ensinar é aprender duas vezes.

Além dos conteúdos e explicações, partilho curiosidades relacionadas a diversas áreas do conhecimento e traduzo artigos do inglês e do espanhol que julgo interessantes, uma vez que nem todos podem entender outros idiomas.

2. Manter um blog na internet não é tarefa fácil
Segundo o site Techtudo, dos 20 mil sites criados diariamente, 52% são blogs. Entretanto, a maioria deles será abandonada num período de 90 dias. Várias são as razões para esse abandono, entre elas estão:

- Falta de interesse do criador em atualizá-lo;

- Falta de engajamento do público (comentários, e-mails, curtidas nas redes sociais, etc.);

- Não houve o retorno financeiro esperado;

- Trabalho que dá para organizar o layout, manter as redes sociais funcionando, criar novas postagens;

- Não encontrar suas postagens na primeira página do Google, entre outras razões.

Realmente, manter um blog atualizado na internet dá trabalho e é um trabalho sem retorno financeiro, pelo menos a médio ou longo prazo e, sejamos sinceros, poucas pessoas têm a oportunidade de viver somente dos ganhos do blog.

Eu não entendia como essa plataforma funcionava, nem sabia como criar um blog. Fui vendo tutoriais na internet e aprendendo aos poucos como ir modificando uma coisinha aqui e acrescentando outra acolá.

Criar um blog é gratuito pela plataforma blogger, somente o meu domínio que foi pago (que é o nome do blog www.professoramanuka.com.br, sem a palavra blogspot no meio).

Para melhorar este espaço, eu costumo pesquisar em dois sites: Ferramentas Blog e Elaine Gaspareto. Eles possuem tutoriais fáceis e ilustrados, que ajudam bastante. Não acho necessário comprar um curso para aprender a mexer no seu blog, uma vez que você pode encontrar muitas informações gratuitas.

3. Números do blog Professora Manuka
Ao longo desse ano, realmente me surpreendi com o número de visitas ao meu blog. Inicialmente, havia apenas um ou dois visitantes. Hoje em dia, tenho em média pouco mais de 350 visitas diárias orgânicas (vindas dos buscadores, como o Google, por exemplo). Tivemos um total de 85 mil visualizações nesse um ano de vida.

Tentei até divulgar esse blog em agregadores de visitas, mas ele não foi aprovado, pois, para minha surpresa, esses sites não possuem em suas categorias espaço para um blog educacional, só para entretenimento, notícias, humor, curiosidades, entre outros.

Li em minhas pesquisas que o tráfego que esses agregadores oferecem não é bem visto pelo Google, então me deixe estar com minhas visitas orgânicas. O número de visitas que tenho me surpreende, até. Sei que existem sites com milhares de visitas diárias, mas fico feliz com os números que alcancei nesse primeiro ano e pretendo aumentá-los cada vez mais.

Atualmente, as três postagens com mais visitas são:


- 1º lugar: Gírias do hip hop/rap e seus significados, com 6040 visitas;



4. Criação do canal do Youtube Professora Manuka
Pouco depois de criar o blog Professora Manuka, veio também o incentivo do meu irmão para fazer um canal. Então me perguntei: o que eu tenho para apresentar aos outros? Sou professora, então irei ensinar.

Meu modesto canal conta com algumas aulas, dicas de escrita, significados de siglas e resolução de exercícios. Mesmo não esperando muito, ele também me surpreendeu com a quantidade de visitas e comentários de pessoas agradecendo pelo conteúdo, o que é muito gratificante.

Caso deseje se inscrever no meu canal para acompanhar o que ensino por lá, é só clicar aqui. 

5. Conselho que daria para alguém que deseja criar um blog/canal
Apenas comece. Do jeito que você está, com os recursos que tem e no lugar em que está agora. Não devemos esperar pelas condições perfeitas, pela vida perfeita nem pelos recursos mais avançados para começarmos nossos projetos.

Muito do que aprendi com meu blog e meu canal foi tentando, errando, pesquisando e melhorando. O progresso ocorre a passos lentos e com o tempo você irá se aperfeiçoando.


Por fim, meu muito obrigado a todos que me ajudaram a aperfeiçoar este espaço e também a cada um que leu, curtiu, comentou e aprendeu com esse blog. Que venham muitas postagens e muitos aniversários depois desse.

Postar um comentário

0 Comentários