7 dicas para não perder seu TCC e evitar dor de cabeça

O Trabalho de Conclusão de Curso, mais conhecido como TCC, é uma etapa muito temida e estressante da vida acadêmica dos alunos. Para diminuir a possibilidade do surgimento de dores de cabeça e possíveis infartos com a perda do trabalho e de toda a sua produção, trouxemos dicas para sempre ter uma cópia de segurança. Acompanhe:

Imagem: Freepik.

A cadeira referente ao TCC começa, geralmente possuindo esse mesmo nome, e os acadêmicos iniciam toda a pesquisa, reúnem dados, citações, leem, digitam, formatam nas normas da ABNT e quando chega na reta final, quase na data de defender sua tese, BUM! O computador pifa, pega um vírus, precisa ser formatado, o pendrive pega vírus, é roubado, é perdido, enfim, o local em que o trabalho estava guardado acaba sendo literalmente destruído, junto com a sanidade de quem ficou noites digitando a tese.

Para evitar tamanho problema, é preciso tomar alguns cuidados preventivos, que vão deixar o acadêmico mais tranquilo e com a consciência em paz de saber que se algo imprevisto acontecer ele tem uma cópia de segurança.

1. Mande seu TCC para si mesmo pelo e-mail
Sempre que escrever um novo capítulo da sua produção, mande para si mesmo por e-mail, para garantir que estará salvo independentemente de dispositivos eletrônicos.

Caso não saiba como fazer isso, é só ir no seu e-mail, clicar em enviar, anexar o trabalho e, na caixa de endereço, escreva seu próprio e-mail e clique em enviar. Repita esse processo a cada atualização que fizer, para garantir que, se algo acontecer, seu artigo ou monografia vai estar salvo no ponto que você deixou, sem precisar refazer nada.

2. Reserve um pendrive ou cartão de memória só para o seu TCC
Assim como no passo anterior, a cada atualização que fizer, guarde em um pendrive ou cartão de memória. Mas por que tem que ser separado? Porque se você usar um dispositivo que leva para faculdade, coloca no computador do amigo ou na lan house, maior vai ser a chance de pegar um vírus que irá corromper seus arquivos e colocar tudo a perder.

Pode formatar aquele pendrive antigo, com pouca capacidade e que não usa tanto para colocar o que for escrevendo e deixá-lo guardado em um lugar de fácil acesso, em que não perca ou esqueça onde colocou.

3. Guarde seu TCC no pendrive ou computador de um amigo
Outra ideia interessante é guardar uma cópia de segurança com algum amigo mais próximo e vice-versa, assim o trabalho de um estará seguro com o outro. Cada um pode, inclusive, até ler a produção do outro para ajudar a encontrar erros ortográficos ou de formatação quando tiverem tempo, pois às vezes lemos nossas produções repetidamente, mas não vemos alguns deslizes.

4. Envie seu TCC como anexo no bate-papo do Facebook
O bate papo do Facebook permite anexar arquivos como textos, slides e imagens. Aproveitando essa possibilidade, envie seu material para si mesmo ou para um amigo, ficando, assim, salvo em mais um lugar.

5. Coloque seu TCC no formato PDF antes de imprimi-lo
Depois de ter finalizado sua produção, revisado e formatado, é preciso proteger esse resultado. Caso contrário, quando for imprimir em um lugar cujo computador tem uma formatação diferente do seu, pode acontecer de desconfigurar tudo, o que irá lhe prejudicar e, consequentemente, atrasar tudo o que tinha para fazer.

Para evitar essa dor de cabeça, converta seu trabalho para o formato PDF (veja como neste tutorial), sem apagar seu arquivo do Word, para o caso de precisar fazer alguma modificação.

6. Evite colocar pendrives de origem duvidosa no seu computador
É importante preservar seu computador, pois é com ele que você vai digitar seu trabalho de conclusão de curso. Por isso, se alguém que coloca o pendrive em qualquer lugar quiser pegar um arquivo do seu computador, negue educadamente e peça o e-mail da pessoa para enviar ou use até o bate-papo do Facebook.

Da mesma forma, se colocou seu pendrive em algum computador não confiável, passe um antivírus nele imediatamente, para que ele não corrompa seus arquivos.

7. Leve dois pendrives no dia de defender sua tese
É importante estar precavido. Se puder levar seu computador, melhor ainda. Entretanto, se o slide do seu TCC tiver que ser apresentado em outro computador, quanto mais opções você tiver, melhor.


Às vezes, o computador simplesmente não reconhece seu pendrive e se você tiver seu trabalho somente nele sua situação ficará complicada. Nesse dia, leve dois pendrives, cartão de memória, salve no celular, no pendrive do amigo, enfim, tenha sempre outras cópias disponíveis.

- Veja também: 


Postar um comentário

0 Comentários