As 30 afirmações mais equivocadas da História

É curioso que existam tantas pessoas no mundo com medo do erro. Isso porque a história da humanidade é, na verdade, a história de um acúmulo de erros sucessivos. Acompanhe:

Imagem: Freepik.
Nem os maiores especialistas escapam do erro, nem os gênios, nem os mais ativos, uma vez que já foram feitas declarações muito equivocadas ao longo da história.

Para demonstrar isso, mostraremos trinta frases: as mesmas são predições e afirmações que em seu tempo pareciam inquestionáveis, mas com o passar da história revelaram-se como grandes “verdades” equivocadas. Veja:

“As máquinas voadoras mais pesadas do que o ar são impossíveis.” Lorde Kelvin, matemático britânico e físico, 1895.

“Um foguete nunca sairá da atmosfera da Terra.” New York Times, 1936.

“Tudo o que poderia ser inventado já foi inventado.” Charles Duell, comissário do escritório de patentes dos Estados Unidos, 1899.

“O cavalo está aqui para ficar, o automóvel é só uma novidade, uma moda.” Afirmação do presidente da caixa de poupança de Michigan, sugerindo ao advogado de Henry Ford que ele não investisse na Ford Motor.

“A televisão não vai durar. Não entrega nada de valor, apesar de ter um começo muito vistoso.” Mary Sommerville, pioneira da rádio educativa nos Estados Unidos, 1948.

“A televisão não durará, porque as pessoas logo se cansarão de olhar para uma caixa de madeira compensada todas as noites.” Darryl Zanuck, produtor da 20th Century Fox, 1946.

“A caixa de música sem fio não tem valor comercial imaginável. Quem vai pagar por uma mensagem enviada para ninguém em particular?” Associados de David Starnoff, em resposta à proposta deste para investir na rádio, em 1921.

“As viagens de trem em alta velocidade são impossíveis, porque os passageiros não poderão respirar, irão morrer de asfixia.” Dr. Dionysys Larder, professor de Filosofia Natural e de Astronomia da Universidade de Londres, 1793-1859.

“Custa muito para eu aceitar a Teoria da Relatividade, bem como a existência dos átomos e outros dogmas do mesmo estilo.” Ernst Mach, professor de Física da Universidade de Viena.

“A energia produzida pela desintegração de um átomo é algo muito insignificante. Quem espera obter uma fonte de energia da fissão desses átomos está dizendo bobagem.” Ernest Rutherford, descobridor do núcleo do átomo e Prêmio Nobel de Química.

“O céu e a terra foram criados juntos no mesmo instante, em 23 de outubro do ano 4004 a.C., às nove da manhã.” John Lightfoot, vice-reitor da Universidade de Cambridge, pouco antes da publicação da obra “A Origem das Espécies”.

“Os animais, que se movem, têm membros e músculos. A Terra não tem nem membros nem músculos, então, por consequência, não se mexe.” Scipione Chiaramonti, pai do Papa Pio VII.

“Não gostamos da música deles. Além disso, a música com som de guitarra está prestes a desaparecer.” Decca Recording Company, quando se negaram a firmar um contrato com os Beatles, 1962.

“Este ‘telefone’ tem muitas deficiências para ser seriamente considerado como um meio de comunicação. Esse dispositivo não tem valor para nós.” Informe interno de Western Union, 1876.

“Reagan não tem essa aparência presidencial.” Executivo da United Artists, depois de recusar Reagan como protagonista do filme The Best Man, em 1964.

“Creio que exista um mercado mundial para, talvez, cinco computadores.” Thomas Watson, presidente da IBM, 1943.

“Os raios X demonstraram ser um engano.” Lorde Kelvin, presidente da Royal Society, 1883.

“Quando todo mundo se familiarizar com o tema, ele será reconhecido como um fracasso evidente.” Henry Morton, presidente do Instituto Stevens de Tecnologia, sobre a lâmpada de Edison, 1880.

“Ninguém vai pagar um bom dinheiro para ir de Berlim a Potsdam em uma hora, quando se pode chegar lá em um dia montando seu cavalo de forma gratuita.” Rey Guillermo I da Prússia, sobre os trens, 1864.

“Não existe nenhuma razão para que um indivíduo tenha um computador em sua casa.” Ken Olson, presidente e fundador da Digital Equipment Corporation (DEC), em uma conversa na World Future Society, Boston, 1977.

“Se o consumo de tabaco excessivo realmente tem algum papel no desenvolvimento do câncer de pulmão, o mesmo parece ser muito pequeno.” WC Heuper, Instituto Nacional do Câncer, 1954.

“Não, ela fará com que a guerra seja impossível.” Hiram Maxim, inventor da metralhadora, em resposta à pergunta: “Esta arma não fará a guerra ser mais terrível?” de Havelock Ellis, um cientista inglês, 1893.

“Nunca se construirá um avião maior do que esse.” Um engenheiro de Boing, depois do primeiro voo do 247, um avião bimotor com capacidade para transportar dez pessoas.

“Meu caro, como um barco poderia navegar contra o vento e as correntes acendendo uma fogueira debaixo do seu casco? Peço que me desculpe, não tenho tempo para escutar bobagens.” Napoleão Bonaparte, quando falaram para ele sobre o barco a vapor de Robert Fulton, 1800.

“A ideia de que a cavalaria será substituída por esses aparelhos de ferro é absurda. Não é nada mais do que uma traição.” Comentário de um assistente ao marechal de campo Heig, em uma demonstração de tanque em 1916.

“Devo confessar que minha imaginação se nega a ver qualquer submarino fazendo nada que não seja afogar sua tripulação e afundar no mar.” HG Wells, novelista britânico, 1901.

“O mercado comercial mundial potencial de fotocopiadoras é de 5.000, no máximo.” IBM, aos fundadoras da Xerox, argumentando que as fotocopiadoras não tinham um mercado suficientemente grande para justificar sua produção, 1959.

“Os estadunidenses precisam do telefone, mas nós, não. Temos um monte de mensageiros.” Sir William Preece, Engenheiro Chefe do Escritório dos Correios britânico, 1878.

“Vai desaparecer em junho.” Revista Variety sobre o Rock n’ Roll, 1955.

“Quando a Exposição de Paris (de 1878) terminar, a luz elétrica acabará junto com ela e não se ouvirá falar mais da luz elétrica.” Erasmus Wilson, professor de Oxford. 


Postar um comentário

0 Comentários