Mas eu não gosto de estudar Matemática ...


    
    Calma, aqui no blog ninguém é contra as exatas. O pensamento dessa frase é repetido em diversas salas de aula no Brasil, seja por alunos estudando para as provas bimestrais, para quem está estudando para o ENEM ou para concursos.
    Entretanto, o vestibular não é formado só de matérias que nós gostamos ou nos identificamos, por isso é preciso fazer uma força para aprender a matéria que você menos gosta ou tem mais dificuldade.     Ilustrei o pensamento com a Matemática, mas algumas pessoas não gostam de Química, outras não gostam de História, por acharem difícil lembrar-se de acontecimentos, nomes ou datas. Resumidamente, as pessoas são diferentes e gostam de coisas diferentes, sendo isso algo muito bom, pois traz diversidade para o mundo. Eu, por exemplo, não entendo de construção civil, mas tenho necessidade de morar em algum lugar, por isso preciso de alguém que, diferente de mim, entenda do assunto e erga a casa para eu morar (é para eu mesmo, porque mim não conjuga verbo). Da mesma forma outras áreas do conhecimento como medicina, direito, meio ambiente e tantas outras só estão à nossa disposição porque alguém se interessou e se especializou nelas.
    Mas, para que você possa se especializar no que gosta, é preciso que passe no vestibular, prova que contém assuntos diversos. Se tiver dificuldade em alguma matéria, não hesite em procurar ajuda de um colega que conheça melhor o assunto, pergunte ao professor como fazer para aprender melhor a matéria dele, procure não conversar muito durante a explicação da matéria que você tem dificuldade e faça questionários sobre cada assunto, ajuda bastante na hora de estudar.
    Se eu não gosto de matéria x, por que devo estudá-la?
    Eu tenho um amigo que na época da escola era apaixonado por Matemática, tanto que hoje está se formando em Licenciatura em Matemática. Durante um tempo, ele decidiu que só iria estudar o que gostava e não iria prestar atenção às outras aulas, mas ele não bagunçava nem atrapalhava a explicação do professor. Um belo dia, nosso professor de Física disse que estava mais preocupado com ele do que com outros alunos, mesmo ele sendo inteligente, só estava estudando uma matéria, enquanto deixava as outras de lado. No dia do vestibular, ele não iria passar, pois a nota abrange diversos assuntos. Ele viu que tinha que estudar um pouco de tudo e passou no vestibular para o que ele gostava.
    Sendo assim, estude bastante, e estude mais ainda aquilo que você não gosta até ficar bom nisso, você irá se orgulhar de si mesmo por ter vencido mais um obstáculo na busca pelos seus objetivos.

Postar um comentário

0 Comentários