Linguagem Denotativa e Conotativa

08:44:00 Professora Manuka 0 Comentários

    Nas aulas de Português, ouvem-se muitos termos e definições, alguns temos até dificuldade de lembrar. Hoje nós vamos aprender a diferenciar linguagem denotativa de linguagem conotativa. 

1. Linguagem Denotativa
A palavra expressa o seu sentido original, como o que é expresso no dicionário.
Exemplo:
O rio transbordou e alagou a cidade.

2. Linguagem Conotativa
A palavra ganha um novo sentido na frase, diferente do habitual. 
Exemplo:
Júlia chorou um rio de lágrimas por causa do falecimento do pai.

    A palavra rio apareceu nos dois exemplos dados, mas com sentidos diferentes. No primeiro tópico, ela está no seu sentido original, como todos conhecemos: um rio é um curso de água, que corre do ponto mais alto para o ponto mais baixo e deságua em outro rio ou no mar. Já no segundo exemplo, vemos que essa palavra assume outro sentido, pois nenhum ser humano é capaz de chorar o bastante para formar um rio, a expressão "chorou um rio de lágrimas" quer dizer, então, chorou muito, sofreu bastante.

Fonte: Divulgação

    
    Na imagem acima, vemos o título da notícia "Estamos Devorando o Planeta". É claro que não podemos comer a Terra, a notícia está falando que estamos esgotando os recursos do mundo.

Fonte: Divulgação

    Agora observe esse jornal: "Carvão volta à disputa de leilões de energia" e as demais manchetes. Estão passando a informação de maneira objetiva e clara, que é a linguagem geralmente usada nesse meio de comunicação.

    Dica: para que eu conseguisse lembrar o que cada linguagem significa, eu costumava fazer a seguinte relação conotação->coração e denotação->definição, era algo que me ajudava bastante e é fácil de lembrar. A linguagem conotativa está mais presente em poesias, já a denotativa está mais presente em textos formais, como notícias.    



0 comentários: